6 de março de 2015

A vida do Avesso

                                                            
                                                           
               


Nem sempre percebi as voltas que a vida deu. Nem sempre aceitei as mudanças. Era intolerante a tudo o que vinha agitar o meu pequeno mundo… Impaciente por natureza. Legitimo, não? É perfeitamente natural não aceitar os dissabores da vida, as contrariedades excessivas que teimam em permanecer e que normalmente não trazem data de validade. Os problemas parecem infinitos… Parecem ter vindo para passar umas longas férias! Insuportável… Aquela sensação de avançarmos dois passos e recuarmos três! Testam-me ao limite! Testam a minha tolerância, sugam-me a resistência…

Porém também nos levam a perceber que, afinal, aguentei mais do que alguma vez imaginei. Sou mais forte do que alguma vez julguei e aguentei as vicissitudes como se estivesse a lutar pela sobrevivência no meio de uma onda gigante.

Mais tarde, ainda meio aturdida, e sem percebe muito bem como ultrapassei a tempestade, concluí que a consequência das contrariedades eram, afinal, o caminho da felicidade e da mudança… Caso contrário ainda estaria tudo no mesmo lugar. 

O problema era esse… aquele não era o meu lugar! Encontrei-me no meio da tempestade e percebi que o meu lugar é aqui… onde sou feliz!

Por vezes não compreendemos os caminhos tortuosos da vida, por vezes a intolerância leva-nos ao desespero! No fim das contas valeu a pena… apanhei os cacos, guardei-os num lugar secreto e segui em frente.

Cheguei à conclusão de que me desmoronei para me voltar a reconstruir.
E ainda em “reconstrução” apraz-me citar uma frase que escrevi no meu primeiro livro… “Nada acontece por acaso… Tudo na vida tem o seu propósito.”

Susana Esteves Nunes

Sem comentários:

Enviar um comentário